Publicidade

Quanto de febre tem que ir para o hospital? Conheça app de termômetro

Muitas pessoas ainda hoje acreditam que a febre é uma doença. No entanto, o que ela significa vai na contramão desse pensamento. Isso porque ela é, na verdade, um sinal de alerta que o corpo emite justamente para indicar que algo não está bem — mas não é, em si, a doença.

Ela se trata, portanto, de uma elevação na temperatura corporal acima daquela que se considera que seja normal (36,5 °C). Além disso, esse sintoma se mostra fundamental no combate a infecções. 

Neste artigo, apresentaremos muitas informações a respeito da febre e qual é a temperatura que indica gravidade, sendo necessário ir para o hospital. Além disso, apresentaremos aplicativos que funcionam como termômetros corporais. 

Então, continue lendo este artigo!

O que é a febre e como identificar?

Considera-se que o ser humano está febril quando sua temperatura corporal marca acima dos 37 °C. A febre, por sua vez, é considerada a partir dos 37,8 °C.

Conforme mencionamos acima, ela é um indicativo de que o corpo tem algum problema que precisa de solução. Isso porque o corpo humano conta com um centro termorregulador que se encontra no hipotálamo. Este funciona da mesma maneira como um termostato, presente, por exemplo, em eletrodomésticos. 

Esse sistema tem como objetivo regular a temperatura corporal do indivíduo a fim de mantê-la no nível que mencionamos anteriormente. 

Quanto de febre tem que ir para o hospital? Conheça app de termômetro
Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels

A febre se manifesta, então, como uma forma de reajustar esse termostato e como uma resposta a estímulos, sejam eles endógenos ou exógenos. Estes, por sua vez, podem ser infecções ou inflamações. 

Quando se preocupar com a febre?

Embora a febre seja uma resposta natural do corpo humano, ela quer realmente indicar alguma coisa. Portanto, é sempre bom estar atento quando há alterações bruscas ou atípicas da temperatura corporal. 

É possível tratar a febre em casa com a administração de medicamentos antitérmicos que estão à venda em farmácias sem necessidade de receita médica. No entanto, sempre vale lembrar que a automedicação pode trazer riscos e é sempre necessário buscar um médico. 

Além disso, se a temperatura se eleva muito acima da média e do limiar, é urgente passar por uma consulta junto a um profissional. 

Como aferir a temperatura corporal?

É possível aferir a temperatura corporal com termômetros que têm este fim. Entre eles estão as opções de mercúrio, digital ou infravermelho. Todos eles têm bastante precisão e são capazes de indicar se o indivíduo está ou não com febre. 

Aplicativo de termômetro

Embora não ofereçam tanta precisão quanto os termômetros tradicionais, os aplicativos para aferir a temperatura são alternativas interessantes. Entre as opções disponíveis nas lojas de apps, podemos indicar:

  • Thermometer for Fever Tracker (Android)
  • Body Temperature App For Fever (iOS)

Leia também: Precisa monitorar o sono e vencer a insônia? Veja 5 apps!

Gostou de conferir essa informação? Então, continue por dentro de tudo acompanhando o Notícia Quente