A primeira divisão do Campeonato Mexicano recebe o nome de Liga MX. No entanto, em virtude dos patrocínios (ou naming rights), também leva o título de Liga BBVA Bancomer MX.
O campeonato existe desde 1943, mas, em 2012 passou pela maior mudança de sua história. Desde então, o torneio se apresenta em duas fases, a abertura (apertura) e o encerramento (clausura)
A competição tem, em seu primeiro momento, 18 equipes que disputam entre si. Já na segunda etapa, as oito melhores se enfrentam pela decisão do campeão da temporada.
Liga MX 2024-25
A temporada 2024-25 da Liga MX terá início no próximo dia 5 de julho. Nesta ocasião, entrarão em campo Puebla e Santos, e Querétaro e Tijuana. Ambos os jogos serão às 22h no horário de Brasília.
O campeão deste torneio atualmente é o América do México. O time, que tem o Brasileiro André Jardine como técnico, venceu o Tigres por 3 a 0 na rodada final – 4 a 1 na somatória das duas etapas do jogo. A vitória foi o encerramento de cinco anos sem ganhar títulos.
Para quem não se lembra, Jardine era o técnico da Seleção Olímpica do Brasil em 2021, quando a equipe conquistou o bicampeonato nos Jogos de Tóquio.
Sendo assim, o América do México iniciará a temporada deste ano como um dos favoritos a conquistar o troféu da Liga MX. Além dele, os times que encerraram a temporada na segunda e terceira colocações também têm grandes chances de fazer excelentes campanhas.
Formato do Campeonato Mexicano
Conforme mencionamos no início deste artigo, a Liga MX tem um formato um tanto peculiar. Esta competição é diferente do Campeonato Brasileiro e outros torneios nacionais de clubes pelo mundo, que ocorrem no modelo de disputa por pontos corridos.
Os moldes adotados por esta competição em 2012 foi o que divide a temporada em dois momentos distintos. Conforme também citamos, estes são a apertura e a clausura. Para entender como estas duas etapas funcionam no campeonato, continue lendo!
Apertura
Participam da temporada regular da Liga MX, a abertura, as 18 equipes da competição. Cada time enfrenta os outros 17 em duas ocasiões: uma vez em sua própria casa e, a outra, com o mando do rival.
Este é o momento da competição que mais se parece com o Campeonato Brasileiro, uma vez que ocorre na disputa por pontos corridos. Ou seja, com cada vitória valendo três pontos, os empates, um e as derrotas, zero. Por fim, a somatória dos pontos serve como critério de classificação para a clausura.
Clausura
Os oito times mais bem colocados na tabela de classificação da apertura vão para a clausura. Estes disputam a clausura no formato de mata-mata com quatro partidas de quartas de final, duas semifinais e uma final.
A final, por sua vez, se divide em dois jogos com a soma dos pontos que cada um dos times obteve em ambos os encontros.
Onde assistir à Liga MX?
Agora que você já sabe como funciona a Liga MX, é hora de descobrir como fazer para assistir aos jogos desta competição.
No Brasil, a única emissora que dispõe dos direitos de transmissão da Liga MX é a ESPN, na TV por assinatura. Consequentemente, o serviço de streaming Star+ também exibe as partidas.
Para acompanhar, portanto, o fã de esporte deve fazer o download gratuito do serviço de streaming. Este está disponível tanto na App Store quanto na Play Store. No entanto, para ter acesso, é necessário optar por um plano de assinatura,
Leia também: Como assistir jogos do Chivas Guadalajara pelo celular
Gostou deste conteúdo? Então, continue lendo o Notícia Quente!