Publicidade

Carros conceito mais icônicos de todos os tempos

Carros conceito é o termo que se utilizava antigamente para descrever automóveis que tinham designs ousados e inovadores para suas épocas. 

Deste modo os carros que levavam este título eram modelos para os quais os designers deixavam a imaginação fluir. Não eram tanto utilitários como a maior parte dos veículos de hoje, mas esbanjam beleza. 

À época de sua criação, o que hoje consideramos carros conceito eram, na verdade, propostas de ideias futuristas, sugerindo progresso e modernidade. Hoje, porém, esses modelos são o que costumamos chamar de retrô ou vintage.

Muitos modelos que receberam essa definição marcaram a história e se tornaram verdadeiros ícones do design de automóveis. 

Quer conferir quais são eles? Então, siga lendo este artigo!

Carros conceito que marcaram época e se tornaram ícones

Você pode estranhar algumas das datas de criação de boa parte dos carros conceito que apresentaremos abaixo pela proximidade com o presente. 

Mas o ponto deste termo está justamente nessa desconexão com a época e o desenho. Veja a seguir alguns dos mais icônicos. 

Volvo Venus Bilo (1933)

Embora hoje o design deste modelo Volvo pareça uma miniatura de colecionáveis, a empresa criadora se recusou a exibi-lo e negou o financiamento do projeto quando de sua criação.

Isso porque o Volvo Venus Bilo utilizou em seu desenho paralamas embutidos, o que era simplesmente inimaginável à época. 

Buick Y-Job (1939)

O carro que apresentamos anteriormente foi o primeiro dos carros conceito a existir. No entanto, graças ao fato de que a Volvo negou o apoio ao projeto, até hoje considera-se que o Buick Y-Job foi o pioneiro.

O que quer que digam, foi este modelo que revelou Harvey Earl no mundo do design de automóveis com seu lançamento de vanguarda. 

Buick LeSabre (1951)

Harvey Earl se destacou novamente vinte anos depois do lançamento do Buik Y-Job. Em 1951, a General Motors (GM) apareceu com o Buick LeSabre, cujo design se assemelha muito àquele dos carros dos filmes de ação.

Este conversível foi, inclusive, um dos primeiros a apresentarem um teto eletricamente retrátil. 

Oldsmobile Starfire (1953)

Já este modelo, que aparece na maior parte das fotos na cor verde-água é mais um conversível que se consolidou como um dos carros modelo mais icônicos da história.

Sua carroceria era de plástico e esta possuía reforço em fibra de vidro, o que era altamente inovador para a época. 

Carros conceito mais icônicos de todos os tempos
Foto: Reprodução/GM

Oldsmobile Golden Rocket (1956)

Também da GM, o Golden Rocket foi mais um automóvel que fez parte do grande movimento de progresso nos Estados Unidos na década de 1950. Assim como diversos outros carros modelos desta época, seu design futurista era uma clara sugestão à corrida espacial que estava em curso no período da Guerra Fria. 

GM Sunraycer (1987)

Imparável, a GM lançou, já na década de 1980 e se aproximando do fim da Guerra Fria, o Sunraycer. Este foi um automóvel movido por uma fonte de energia limpa.

Com 7.200 células fotovoltaicas, o combustível deste carro era tão somente a luz solar. E foi justamente a luz solar que conduziu o veículo através de uma jornada de 3.138 km na Austrália. 

Leia também: Conheça os supercarros que caíram no esquecimento

Gostou deste conteúdo? Então, veja muitas outras novidades acessando o Notícia Quente!